Este blog foi criado para expôr os trabalhos das minhas amigas e que pertencem ao Grupo: Artesanato e Solidariedade.

Membros do Grupo Artesanato-e-solidariedade e suas Datas de Aniversário

1 - "CESARINA", proprietário (Portugal) - 24/02/1970

2 - "Diana Silva",moderadora (Portugal) - 06/04/1974

3 - "Eugénia", moderadora (Portugal) - 12/11/59

4 - Lú Ribau (Portugal - Brasil) - 02/08/70

5 - Ana Célia (Brasil) - 18/11/1968

6 - Bel (Brasil)

7 - Susana - Penélope (Uruguai) - 03/10/???

8 - Mª Jesus (Portugal) - 10/01/58

9 - Cris Lima (Brasil) - 30/09/75

10 - Vanda Freitas (Açores) - 03/06/71

11 - Luciene (Brasil)

12 - Ana Luiza (Brasil) - 17/06/61

13 - Mª Helena Caldeira - Lena da Ilha (Brasil) - 27/12/51

14 - Ana Sofia (Portugal) - 31/10/74

15 - Adri (Brasil) - 24/01/74

16 - Soraya (Portugal)

17 - Carla Maria (Brasil) - 11/11/61

18 - Ivy (Brasil) - 26/10/74

19 - Professora Luciana (Brasil) - 26/09/67

20 - Enika (Brasil) - 19/11/1953

21 - Crystal (Brasil) - 02/01/???

22 - Vânia (Brasil) - 17/01/69

23 - Júlia Velvitchia (Portugal) - 27/05/46

24- Mónica Borges (Brasil) - 11/11/62



Ainda faltam meninas...conforme for recebendo as datas de nascimento vou colocando aqui...


Grupo Artesanato e Solidariedade

Quer fazer parte? Peça ingresso em: Endereço Web actual: http://groups.google.com.pt/group/artesanato-e-solidariedade (Já está rectificado)

Seguidores

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Feito pela Luciana - Papai Noel de crochê - PAP


Ainda dá tempo! É rápido e fácil!


Olá, meninas! Hoje eu trouxe um PAP do papai que costumo fazer. è bem simples e rápido. Com linha cléa num tom rosado e agulha 1,25mm, faça 7 correntinhas e feche em anel. Faça dentro deste anel, 14 pontos baixos. Depois, faça 3 ou quatro carreiras em meio ponto alto, efetuando aumentos para que o círculo não fique fechando. Quando o diâmetro atingir 3cm, coloque a linha branca e faça uma carreira de ponto alto, também efetuando aumentos. A próxima carreira será a base da barba, que deve ser feita assim: 04 correntinhas, pula 03 pontos de base, 0l ponto baixo. Faça isto por 6 vezes ou até atingir a metade do diâmetro total. Preencha estes elos assim: *01 ponto baixo, 0l meio ponto alto, 5 pontos altos, 1 meio ponto alto, o1 ponto baixo*. Veja os detalhes na foto.

Para fazer a segunda carreira da barba, vire o trabalho e faça *5 corr e prenda no ponto de base da carreira anterior*. Repita por 6 vezes. Preencha estes elos assim: *1 ponto baixo, 01 meio ponto alto, 07 pontos altos duplos, 01 meio ponto alto e 01 ponto baixo* A foto ao lado detalha bem esta etapa.
Para fazer o gorro, com a linha branca, faça o número de correntinhas suficiente para cobrir a parte superior da cabeça. Neste caso, fiz 17 correntinhas. Depois, faça 02 carreiras de ponto alto. Coloque a linha vermelha e faça mais 01 carr de ponto alto. Na próxima carreira, efetue diminuições até ficar com um ponto alto na agulha. Arremate.
Com o gorro pronto, faça todos os arremates para o avesso e cole as pontas dos fios com cola branca. Dobre a ponta do gorro para baixo e cole. Fixe uma conta dourada na ponta, também com cola.


Ei-lo! Para os detalhes finais, cole olhos móveis, faça um bigode e cole uma conta para o nariz. Agora é com você: faça muitos e presenteie suas amigas e parentes. Tenho certeza de que você vai receber muitos elogios!
Até o próximo e Feliz Natal, ho, ho,ho!


--
Postado por Luciana Craft no Luciana Craft em 11/24/2009 03:42:00 PM


2ª Aula da Luciana - Ponto meia em tunisiano


Esta é a nossa segunda aula! Faremos o ponto meia no tunisiano, que é muito versátil e simples, uma vez que o visual é o mesmo que o ponto meia no tricô. Todas as explicações estão nas fotos e para ampliá-las, basta clicar sobre a mesma. Qualquer dúvida, envie um e-mail para mim clicando AQUI e terei imenso prazer em ajudá-la. Bons crochês!







--
Postado por Luciana Borges no Tunisiano sem Mestre em 11/15/2009 09:49:00 AM



Feito pela Luciana - Minha agulha "cover"!


Gentem, atenção na escrita: eu disse COVER!
AAAAKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
Muito legal pra trabalhar com linha cléia nos bicos delicados de crochê!
Experimentem, vocês vão gostar!
Melhora na hora de trabalhar, porque como a linha é fina e a agulha também, aumentar o diâmetro da agulha melhora sensivelmente a ergonomia.


Não, esta idéia não é nova não...
Minha mãe fazia muito crochê com linha esterlina e agulha 0,75 e 0,60! Eu ficava imaginando onde ela ia buscar paciência para trabalhos tão delicados e demorados! Eram golas nos nossos vestidos de linho e organza, que ficavam lindos, mas vesti-los era uma tortura: "pinicavam" a gente o tempo todo. Ainda bem que não sei fazer vestidos de organza pra minha filha, hihihihi!
Um dia, minha mãe fez assim: pegou uma caneta bic, tirou a carga, esquentou a ponta no fogão e colocou a agulha dentro e amassou a ponta com uma faca.

O resultado foi bom, pois a agulha "engrossou" e tornou-se mais ergonômica, principalmente para ela, que crochetava a noite, depois que as filhas dormiam!
Lembrei-me desse fato quando vi esta mesma idéia no blog Krio-linha, comprovando que as idéias estão no espaço, ávidas por uma mente criativa!
Agora eu tenho minha agulha "Cover"! Eu disse cover... O que acham?

--
Postado por Luciana Craft no Luciana Craft em 11/05/2009 04:24:00 PM


1ª Aula da Luciana - Ponto Tunisiano básico ou simples




Aqui estamos nós com o primeiro PAP para fazer o Crochê Tunisiano. Faça sua amostra e se houver dúvidas, envie um e-mail para MIM Terei imenso prazer em ajudá-la. Bons crochês!

--
Postado por Luciana Borges no Tunisiano sem Mestre em 11/05/2009 08:11:00 AM


Correcção do Link - Aulas de tunisiano

Olá, meninas!
Voltei para corrigir o link: http://tunisianosemmestre.blogspot.com
Desculpem a falha, acho que foi a emoção, hihihihi!


Aulas de tunisiano da Luciana

Olá, meninas!
Atendendo a pedidos de algumas amigas, criei um blog (http://crochetunisianosemmestre.blogspot.com) para ensinar crochê tunisiano.
Serão aulas muito simples e com PAP de algumas peças para principiantes.
Com o tempo, faremos peças mais elaboradas, vai depender da solicitação e do interesse dos visitantes.
Se alguém aqui do grupo quiser aprender, terei imenso prazer em ensinar e divulgar esta técnica que é a minha paixão.
Beijinhos e muito obrigada!





E então, vamos começar? Faça uma correntinha com 15 pontos. Esta é a base do crochê tunisiano. A última correntinha, ou seja, a de número 15, já é o primeiro ponto do trabalho. Agora, passe a agulha por dentro da segunda correntinha, da direita para a esquerda e comece a laçar pontos, deixando-os todos na agulha, como mostra a figura do lado esquerdo acima. Ao final, você terá 15 laçadas na agulha. Inicie a carreira de volta, fazendo uma laçada e retirando 01 ponto. É, na carreira de volta, retiramos primeiro um ponto, os demais são sempre de 2 em 2. Siga laçando e retirando de 2 em dois até o final, como mostra a figura do lado direito acima.
Feito isto, você terá a primeira carreira do seu trabalho, pois no crochê tunisiano uma carreira completa é composta de uma carreira de ida e uma carreira de volta.
Dúvidas? envie e-mail para Profa. Luciana e terei prazer em ajudá-la!

--
Postado por Luciana Borges no Crochê Tunisiano sem Mestre em 10/29/2009 10:06:00 AM



--

Feito pela Luciana - Capa para maçã em crochê tunisiano


Esta capa para maçã é mesmo algo original e diferente, não é? Primeiro, porque tira a mesmice de presentear as professoras queridas só com uma maçã, bela por natureza e pronto! Segundo, porque dá um charme todo especial e ao tecer a capa, vai nela toda uma energia mental para a pessoa presenteada. E terceiro, assim como a maçã, ela também é única, igual a rosa do "Pequeno Príncipe"! Não haverão duas capas iguais a esta, pois foi tecida sob medida para esta maçã! Você até poderá encontrar outra fruta para ela, mas igual, nunca! Então, se quer ser original em seu presente, faça também. Eu usei barbante 4/6, agulha para Crochê Tunisiano 4,5 e o ponto é o meia. A folhinha é de linha mesclada, com agulha 2mm. Mude as cores do barbante e saia por aí tecendo capas para maçãs e dê de presente para as amigas com a recomendação de que depois de degustada a fruta, elas coloquem outra em seu lugar (que seja semelhante e fique justa na capa) e crie assim a "corrente do bem", afinal, uma maçã por dia torna a vida mais sadia!


--
Postado por Luciana Craft no Luciana Craft em 9/02/2009 02:14:00 PM


Feito pela Luciana e pela Filha - Homenagem aos Pais


Aqui está nossa homenagem aos nossos pais: duas camisas "dobradas" e pintadas com giz de cera, que eu e minha filha fizemos hoje. Meu pai mora longe, então a dele vai chegar depois, junto com o presente de aniversário, pois ele vai completar 77 primaveras dia 26! Amo você papai, meu exemplo de um guerreiro que mesmo vencido pelas batalhas da vida, sempre nos deu exemplos de coragem e bravura. Muito obrigada por você ser meu querido pai... Meu herói! Eu sempre amarei você, por toda a eternidade! Parabéns à você e a todos os pais do mundo!


--
Postado por Luciana Craft no Luciana Craft em 8/08/2009 04:10:00 PM



Feito pela Luciana e pela Filha - Conjunto cachecol e touca em crochê

Aqui está uma dupla mais que perfeita! Eu fiz a touca e a Vitória fez o cachecol, sozinha! Parabéns pra essa menina maravilhosa que escolheu-me como mãe e que alegra-me todos os dias de minha vida! Muito obrigada, filha querida!


--
Postado por Luciana Craft no Luciana Craft em 8/01/2009 02:58:00 PM



--
Visite meus blogs!
http://lucianacraft.blogspot.com/ (crochê, tricô, crochê tunisiano)
http://dobrandocomdonaluciana.blogspot.com (arte com papel)

Feito pela filha da Luciana - Crochê da Vitória




Estamos no inverno e por isso, minha filha trocou todas as roupas de suas bonecas. Substituiu os vestidos por casacos e calças e algumas até ganharam toucas! Mas, no meio do caminho, surgiu um impasse: o boneco Felipe não tinha nenhuma roupa de inverno, coitadinho! Imadiatamente a Vitória
colocou em prática uma de suas habilidades manuais e fez este colete! Em crochê e pontos altos, fez rapidinho, sob medida e agora o boneco Felipe está feliz da vida! Hihihihi!

Vejam vocês: o Felipe ficou ou não ficou uma graça?


--
Postado por Luciana Craft no Luciana Craft em 7/01/2009 01:44:00 PM



Feito pela Luciana - Crochê Tunisiano Entrelaçado



Estava eu lá, "viajando na maionese", como diz meu marido quando me vê conectada e só olhando coisas e copiando, quando me deparei no blog da Mary (http://crochetunisianocommary.blogspot.com) com uma amostra deste entrelaçado e fui logo fazendo minha amostra! Eu sempre quis fazer uma destas, mas achava que era coisa pra "super-tricoteiras", e não pra mim, pobre mortal! Então, pra minha surpresa, percebí que não é nada de outro mundo, gostoso de fazer e tem uma infinidade de aplicativos: bolsas, casacos, cachecóis e... Mil coisas! Difícil vai ser você parar de imaginar alguma coisa em que não dê pra fazer com esta modalidade super-criativa do Crochê Tunisiano!


--
Postado por Luciana Craft no Luciana Craft em 6/22/2009 01:49:00 PM



Feito pela Luciana - Cartões de Páscoa



Bem, pessoal, eu sou mesmo adepta do "faça você mesmo" e, como não poderia deixar de ser, cá estão meus cartões pra felicitar os parentes e os amigos. Aliás, eu faço cartões desde muito tempo, pois não gosto dos que são enviados pela internet! São impessoais demais e nem sempre há um com texto interessante numa papelaria.
Então, se você por acaso passar por aqui, sinta-se fecitada e aprecie meu coelhinho curioso sem moderação! He,he,he,he!

--
Postado por Luciana Craft no Luciana Craft em 4/07/2009 06:38:00 PM


Feito pela Filha da Luciana - Bolsinha para celular


E, como disse-me a Bela: "Filho de peixe, sabe nadar"!



Finalzinho das férias e minha pequena me surpreende novamente! Decidiu aprender crochê e, depois de alguns ensaios, fez a sua própria bolsinha para celular! Se as coisas continuarem assim, precisarei de um espaço maior para guardar linhas e agulhas, hehehehehehehe!


--
Postado por Luciana Craft no Luciana Craft em 2/16/2009 03:33:00 PM



Feito pela Vânia - CORUJINHAS


Fiz essas corujinhas será um pingente


Feito pela Vânia - TAPETES

Alguns tapetes que fiz..uma encomenda e ainda tenho mais 4 para fazer...

Feito pela Carla - Carteira de mão em crochet



Essa carteira ficou linda e está super na moda!!

Usei linha tropfil fio duplo, Bella e Cléa 1000 fio duplo e agulha de 2,5 mm

Ela foi toda trabalhada em pontos baixos, alternando as cores.
Depois forrei, coloquei 2 fechos imantados, a alcinha e um broche de flor para enfeitar.

Essa foi a última postagem de hoje,

Esperam que tenham gostado!!

bjs e uma excelente semana para vocês

Carla


--
Postado por Carla no Carla Artesanato e Crochê em 11/29/2009 11:26:00 AM



Feito pela Carla - Chaveiro Docinho Sweet Vitória





Essa foi uma lembrança para Vitória, filha da LU.
Ela é uma graça, é uma criança e já manda bem no crochê.
Veja o que ela já fez clicando aqui!!

Então, usei linha cléa 1000 fio duplo e agulha de 2 mm para fazer a forminha marrom.
A parte rosa foi com linha tropfil, o glacê com Bella e a cereja com cléa 1000.
A receita voce encontra AQUI!! , mas ao invés de uma folhinha, coloquei glacê branco. Para o glacê eu fiz um anel e dentro dele leques com picô.


--
Postado por Carla no Carla Artesanato e Crochê em 11/29/2009 10:31:00 AM



Feito pela Carla - Capa para agenda crochet



Fiz essa capa usando linha Tropfil e agulha de 1,5 mm.

É simples:
Voce mede a largura da agenda e faz esse tamanho de correntes.
Depois trabalha 4 a 6 carreiras de ponto alto
( eu fiz 4, mas acho que com 6 ficaria mais firme).
Essas carreiras são a parte de dentro da agenda.
Depois disso, voce trabalha o comprimento da agenda no ponto desejado.
No meu caso usei o ponto arroz
( um ponto alto e um ponto baixo até o final da carreira e volta colocando o baixo em cima do alto e o alto no baixo).
Quando estiver terminado o comprimento , faça de novo 4 a 6 carreiras de ponto alto.
Costure as laterias do ponto alto e é só encaixar a agenda.
Uma dica é fazer o comprimento um pouco menor para ela ficar bem encaixada.
Fiz uma tira de correntes com um pingente na ponta que serve de marcador. Para fechar, fiz um tira e prendi em um dos lados, fechando com velcro e uma flor para decorar.


--
Postado por Carla no Carla Artesanato e Crochê em 11/29/2009 11:10:00 AM


Feito pela Carla - Colar de Ametista rolada e fio camurça



Fazia tempo que não fazia um colar, então fiz esse com ametistas roladas , usando pinos e argolinhas. Para enfeitar, usei também um fio de camurça bem fino e umas bolas prateadas. Ficou lindo e delicado, embora a foto não faça juz.


--
Postado por Carla no Carla Artesanato e Crochê em 11/29/2009 10:53:00 AM

Feito pela Carla - Porta-celular e porta-cartão crochet




Fiz esse conjuntinho pra minha amiga LU.

Usei linha Bella e agulha de 2,5 mm.
O ponto usado foi o ponto arroz( um ponto alto, eum ponto baixo na carreira de ida e o inverso na volta).
Naõ tem receita, apenas fiz o retangulo do tamanho do celular e depois dobrei e costurei as laterais em ponto baixo.
A mesma coisa o porta-cartão.
Para enfeitar, uma flor com detalhes em onçinha
e um mini-fuxico também.


--
Postado por Carla no Carla Artesanato e Crochê em 11/29/2009 10:25:00 AM


Feito pela Carla - Centro de Mesa croche



Vi esse centro no blog da Rose Viana, Meu Paraíso, e achei lindo.

Usei linha Cléa 1000 e agulha de 1,25 mm.
Esse da foto ainda não foi lavado nem passado, mas depois vai ficar igual ao da receita. Para ver a receita, clique AQUI!


--
Postado por Carla no Carla Artesanato e Crochê em 11/29/2009 10:19:00 AM



Feito pela Carla - Porta-batom croche






Fiz esse porta-batom usando linha Fabriela e agulha de 2 mm.
Fiz um circulo em ponto baixo um pouco maior que o fundo fo batom e depois fui trabalhando em ponto baixo até o tamanho desejado.
Depois fiz a tira branca com a casa para botão , também em ponto baixo e prendi na peça.
Para terminar , é só prender um botão.

Simples e fica uma graça!!!


--
Postado por Carla no Carla Artesanato e Crochê em 11/29/2009 10:09:00 AM



Feito pela Carla - Projeto Misterioso da Sarah - WIP


O projeto da Sarah ficou maravilhoso, mas é enorme!!
Na postagem anterior tem o link!

Então fiz somente 5 squares.
Na foto tem mais 2 formas de montar, além da forma que Sarah montou. Ainda vou comprar as fitas e então decido como vai ficar no final.
Por enquanto mostro como está meu WIP ( work in progress)!




--
Postado por Carla no Carla Artesanato e Crochê em 11/29/2009 09:47:00 AM


Feito pela Carla - Bolsa linda, agora preta!




Essa bolsa tem muita saida.
Agora foi a vez da cor preta. Embora esteja um pouco cinza,
foi um problema na foto
( a maquina é horrível e eu sou pior que ela rsrsrs!!!)
Nessa usei linha pingouin 1000 fio duplo e agulha de 2,5 mm.
Com essa linha voce só gasta um novelo e fica quase do mesmo tamanho que a bolsa da linha Bella.

O PAP está aqui


--
Postado por Carla no Carla Artesanato e Crochê em 11/29/2009 09:55:00 AM



Feito pela Carla - Guirlanda de Natal - WIP



ainda estou fazendo



Mais um WIP, dessa vez uma guirlanda.

Fiz uma tira de correntinhas com 1,5 mt de comprimento e
depois 1 carreira fazendo 2 pontos altos em cada ponto de base.
Voce pode fazer mais carreiras, mas só fiz essa.
Enrolei em um arco , prendi as pontas e estou enfeitando.
Ainda falta a fita e outras coisinhas.
Como estou sem tempo, vou preparando as peças
e depois vou comprar de uma vez os detalhes.


--
Postado por Carla no Carla Artesanato e Crochê em 11/29/2009 09:51:00 AM